O que Arde Cura - 3º Programa - Ansiedade (2)

 

Resumo e Vídeos das Músicas




Um pouco atrasado, aqui vai o resumo e vídeos das músicas. A propósito das perguntas de um ouvinte, falámos novamente sobre a Ansiedade e de como a combater.


A música de abertura do programa é uma música do Zeca Afonso, Os Bravos. Muitas vezes as pessoas que vêm à consulta com problemas de ansiedade consideram-se fracos ou malucos, estão fartos deles próprios. Sabem perfeitamente que os medos só existem na sua própria cabeça mas mesmo assim não conseguem ver-se livres deles.

Nunca é demais repetir que as pessoas não têm a culpa da sua doença e a ansiedade é uma doença do cérebro. Se os rins começarem a funcionar mal, ninguém se culpa por isso. Se uma pessoa perder uma perna, não espera correr os 100 metros. 

Como tendemos a confundir o cérebro com a pessoa, culpamos a pessoa pela doença do cérebro. Eu, pessoalmente, vejo as pessoas com ansiedade como um exemplo de coragem. Lutaram a vida inteira contra medos enormes, foram todos os dias para a escola, trabalhar, para a rua, para locais publicos, para locais onde estão os grandes medos que os afligem. Acordaram com medo, viveram com medo e deitaram-se com o medo. E continuaram. A tentar fazer o melhor possível. Para mim, eles são os bravos.






Essa luta diária com as exigências da vida, a experiência do insucesso e as consequências desse insucesso está bem expressa na música dos The Waybacks - I´m really Fine. A história, irónica, de um jovem que tenta o exército, a igreja, a religião e a terapia na busca de resolver as suas questões pessoais de auto-estima e sentido para a existência.






Kiss Off dos Violent Femmes, que também apareceu no programa anterior, foi das minhas músicas favoritas na adolescência (há quase 40 anos atrás). Perante a ansiedade, as duas respostas mais comuns são a fuga e a luta. Neste caso, a raiva, bem expressa no ritmo, na letra e na forma de cantar do vocalista (Gordon Gano, que já cantou com os Ornatos Violeta na música Capitão Romance), é a resposta do personagem da canção a todo o sofrimento e desilusão que vem das relações com os outros.




Não se esqueça, se tem problemas de Saúde Mental, se está em sofrimento, se não tem paz, procure informar-se, procure ajuda. Se tiver alguma questão, escreva-nos. Tentaremos ajudar. A sua identidade estará sempre protegida.

Entretanto, hoje saiu o 4° programa, com respostas a novas questões de uma ouvinte. Mal possa, porei aqui os vídeos das músicas e um pequeno resumo do programa.

Um abraço, até breve!


Comentários

Escreva-nos!

Nome

Email *

Mensagem *

Mensagens populares