O que Arde Cura - Segundo Programa - Ansiedade (1)


 

Resumo e Vídeos das Músicas




Neste segundo programa falou-se especificamente da Ansiedade, a Doença do Século XXI. Fica aqui um pequeno resumos das informações acerca desta doença:


Quando a Ansiedade surge, o pensamento racional é automaticamente bloqueado e o corpo prepara-se para lutar ou fugir (ou, em algumas situações, mais raras e específicas, desmaiar). Essa preparação para a luta ou a fuga produz:


Palpitações, taquicardia, coração a bater forte, tremores, dificuldade em respirar, sensação de sufoco, sensação de catástrofe iminente, dificuldade em respirar, dor no peito, náuseas e mal estar abdominal, tonturas, vazio, cabeça oca, sensação de desmaio, desorientação, medo de perder o controlo, medo de enlouquecer, medo de morrer, formigueiros, sensação de frio ou calor. Muitas vezes, durante um ataque de pânico as pessoas pensam que estão a ter um ataque cardíaco, muitos vão frequentemente às urgências. 


Como o pensamento racional está bloqueado, os medos imaginados, tornam-se reais. Não conseguimos analisar a situação racionalmente. 


- 33,7% da população sofrerá de ansiedade durante a vida. Em cada ano, numa dada população do mundo ocidental entre 10 e 21 pessoas terá ansiedade.


- 50% das pessoas com ansiedade vai desenvolver também Depressão.
Alguns factores característicos dos nossos sistemas capitalistas e da organização das sociedades ocidentais que podem explicar esta verdadeira epidemia são:


O carácter nocivo das nossas condições de vida, a pressão, desde pequenos para o desempenho, a falta de tempo para a família e para o descanso, a grande diferença entre as expectativas e as possibilidades, a promessa de que podemos ser tudo aquilo que quisermos com talento, esforço e vontade, a comparação da vida real com as vidas inventadas nas redes sociais, a perda dos laços comunitários, o individualismo, a pressão para o consumo, a vontade de sermos únicos e especiais, quando, na verdade, somos todos basicamente iguais aos outros.


As músicas escolhidas para este programa falam do que é sentir ansiedade e viver com esta doença.


A música FEAR dos Current Joys, descreve sintomas como a dificuldade em respirar, o carácter inesperados e violento dos episódios de medo, comparados a uma tempestade que ataca e que não se consegue parar. 






Na música There There, dos Radiohead, estes falam-nos de como os medos e as ansiedades são construídos por nós, antecipando sempre o pior, antecipando os desastres iminentes. Um verso de que gosto muito é "just because you fell it, doesn´t mean its there" - Só porque nós sentimos alguma coisa, isso não significa que essa coisa está lá. 

Aprender a distinguir pensamentos e emoções da realidade pode ajudar-nos a perceber que, se calhar, não estamos em perigo.

Seria possível fazer todos os programas só com músicas desta banda.






A música dos Smiths é uma descrição perfeita de uma fobia social. Uma pessoa extremamente tímida que não consegue falar com ninguém. Essa dificuldade fá-lo sentir vulgar e incapaz de encontrar o amor. Quando tenta contrariar essa timidez, não o consegue fazer e isso fá-lo sentir ainda pior.

É uma descrição perfeita do que sente um fóbico social, das suas tentativas, da perspectiva negativa do futuro e da culpabilização que os ansiosos fazem a eles próprios. 

Morrisey, o vocalista dos Smiths descrevia-se muitas vezes como tendo dificuldades nas relações com os outros, por ser uma pessoa muito tímida. 

Um filme acerca da timidez, espécie de filme de culto é o Colecionador, um filme de 1965. Mais informações aqui: O Colecionador





A última música não necessita de comentários. É um testemunho pessoal da vocalista Florence Welch. Neste vídeo tem a letra em português. Esta letra é bastante clara.







No dia em que estou a escrever este artigo, relativo ao segundo programa, já foi para o ar o terceiro programa. Brevemente, colocarei aqui o resumo e os vídeos das músicas do terceiro programa. Assim espero, pelo menos.


Quase me esquecia de uma música de uma espectacular banda americana, os Violent Femmes. Uma música sobre a frustração do narrador com o mundo que o rodeia e os seus próprios sentimentos de alienação, solidão, o vazio do mundo que o rodeia, a sua depressão suicida e as suas ansiedades. Neste caso, a raiva é o comportamento escolhido pelo narrador. Uma junção perfeita de poesia, música e ritmo na expressão e descrição de um tema!






Os programas, pode ouvi-los aqui:


https://soundcloud.com/user-419786646#:~:text=https%3A//on.soundcloud.com/SdRadC783uDiyyKz9


Não se esqueça, se tem problemas de Saúde Mental, se está em sofrimento, se não tem paz, procure informar-se, procure ajuda. Se tiver alguma questão, escreva-nos. Tentaremos ajudar. A sua identidade estará sempre protegida.


Um abraço, até breve!




Comentários

Escreva-nos!

Nome

Email *

Mensagem *

Mensagens populares